Buscar
  • Vilmar Falcão

Como ensinar limites e regras para seu cão.

Atualizado: Out 7


Educar um cão consiste em ensinar-lhe o que pode e o que não deve ser feito, sempre mostrando a ele variadas maneiras de se comportar em sociedade, excluindo comportamentos indesejáveis e destruidores. Existem cães que urinam por toda casa, pulam nas visitas e até os que atacam os próprios donos. Devemos concordar que é mais fácil iniciar a educação de um cachorro quando ele ainda é apenas um filhotinho, mas isso não quer dizer que os cães adultos não possam ser educados.

Para garantir uma convivência saudável com seu cachorro é necessário estabelecer limites desde o momento em que o cão chega a sua nova casa.

Porém é importante ressaltar que eles devem passar por um processo de adaptação. O que pode facilitar muito este processo é que eles conheçam desde o início a rotina e as regras de seu novo lar, onde eles podem ter acesso e onde estão proibidos de ir. Você deve criar horários de alimentação, assim como os de passeio, brincadeiras, entre outros.

Algumas pessoas pensam que ensinar limite e regra aos bichos de estimação significa privá-los do próprio bem-estar ou transformá-los em robôs.

Estabelecer limites não é sinônimo de violência. Assim como crianças precisam de regras, o mesmo princípio se aplica aos nossos animais, para que eles sejam educados, saibam lidar com frustrações e, também, para evitar que sejam evitados possíveis acidentes.

Os limites facilitam o entendimento dos comportamentos que são esperados dele por todos da família. O dono deve agir sempre com coerência, paciência e persistência.