Buscar
  • Vilmar Falcão

Motivos que fazem seu cachorro querer destruir objetos e tudo que ele vê pela frente!

Atualizado: Out 7

Um dos motivos pode ser que seu cachorro está entediado, e com muita energia para gastar;assim ele acaba destruindo cavando e mordendo objetos; esse comportamento é resolvido muitas vezes com rotina de caminhadas e muitas brincadeiras para estimulá-lo mentalmente e fisicamente.

Outro motivo é a falta de opções, ele acaba mordendo qualquer objeto que vê pela frente com intuito de reconhecer o ambiente ; ter brinquedos adequados e interessantes para ele é fundamental para tirar o foco de objetos não permitidos.

As vezes sem saber acabamos incentivando o cão a morder, muitas vezes quando vemos eles mordendo objetos não permitidos acabamos falando : “Scooby para com isso” neste momento o cão entende que está recebendo atenção e que está tudo bem.

Para que a punição realmente funcione e tenha o efeito que o comportamento não se repita é necessário que aconteça entre 10 a 20 segundo do comportamento indesejado e deve ser super intensa de uma maneira que o cão não consiga fugir ou driblar a situação se não a punição acaba sendo um reforço do mau comportamento.

Reforço: quando reforçamos algo adicionamos um estímulo bom, gostoso, prazeroso no ambiente. Uma fala doce e motivadora, atenção, um brinquedo, um petisco, um carinho… “E o que acontece quando reforçamos um comportamento é que ele tende a acontecer mais vezes no futuro”.

Então, quase sempre, quando damos atenção ou brigamos com nossos cachorros quando eles destroem alguma coisa em casa, acabamos, sem querer, fazendo com que o comportamento aconteça ainda mais!