Buscar
  • Vilmar Falcão

Dicas: Como ensinar seu cão o lugar certo - Xixi e Cocô

Chegar em casa e encontrar tudo sujo como móveis tapetes de xixi não é nada legal. Se você enfrenta esse problema em casa, não se desespere!




É necessário ensinar o cão a fazer o xixi e fezes no lugar certo desde o primeiro dia que ele chega a sua casa independente da idade, tanto filhotes como adultos conseguem aprender. Em alguns casos é preciso levar seu pet ao veterinário para descartar qualquer tipo de doença como exemplo uma incontinência urinária que dificultará o cão a segurar a urina.


Existem cães que somente querem chamar atenção por falta de brincadeiras e passeios.

E não dê broncas ou esfregue o focinho dele no xixi ou no cocô. Além de não serem educativas, essas atitudes só tendem a agravar o quadro. Os cães podem passar a ter medo dos donos e com intuito de esconder as fezes acabando comendo ou fazendo as necessidades em cantos escondidos da casa.

Dicas importantes para ensinar seu cão a fazer a necessidade no lugar certo:

· Determine um único lugar para seu cão fazer as necessidades. Certifique-se que este local está sempre limpo, sempre seco e que seja calmo. O local do xixi e cocô deve ser o mais longe possível de onde o cão dorme, brinca, come ou bebe.

· Não deixe a comida disponível o dia todo. Divida as refeições em duas vezes ao dia.

· Vigie o horário que o peludo costuma fazer suas necessidades, e leve-o até o local estipulado para fazer as necessidades.

. Recompense , e muito, quando o seu cachorro fizer suas necessidades no lugar certo, dê carinho, petiscos e brinque com ele.

· Se você passa o dia todo fora e seu cachorro fica sozinho, limite a área que ele tem acesso na casa, mas o espaço precisa ser amplo ele precisa se sentir confortável em fazer xixi e cocô em um ambiente e ficar em outro.

· Dois passeios por dia ajudam muito a aliviar a necessidade de marcar território.

Com paciência, persistência e muito amor, o seu pet vai aprender as lições e; você terá motivos para se orgulhar.