Buscar
  • Vilmar Falcão

Não consegue caminhar com seu cão, porque ele fica só puxando na guia? Confira essas dicas!

Passear com o seu cão deve, ser prazeroso para ambos. Os cães precisam se exercitar, pois, além de ser excelente para a saúde, no aspecto físico, é também fundamental na questão psicológica já que, ao passearem, eles se deparam com outros estímulos, e esse contato é ótimo para aliviar o estresse e garantir qualidade de vida para o pet.

O que podemos fazer para mudar o comportamento de seu cão durante as caminhadas e tornar o passeio algo prazeroso para cães e tutores?

Primeiro não vamos treinar o cão quando ele já está muito agitado. Ou seja, não dá para tentar ensinar nada durante uma situação tensa, estressante é preciso começar do básico, do mais fácil para o mais difícil.

Comece dentro de casa, mostrando para o cachorro como o passeio deve acontecer: de coleira e guia, posicione o cachorro do seu lado, onde a guia esteja frouxa, dê poucos passos e, se o pet acompanhar com a guia frouxa dê um incentivo positivo (carinho, petisco). Comece na sala, vá até a cozinha e se ele continuar focado em você e no petisco comece a ir para o pátio. Se ele ficar muito excitado, retroceda.

Esse passo vai ensinar para o cão duas coisas importantes: a posição que ele deve ficar durante o passeio e que não há motivos para ele ficar agitado cada vez que colocar a coleira, pois essa é uma situação corriqueira.

Na rua – escolha um horário calmo, onde seu pet tenha poucos estímulos. Faça o mesmo processo acima, só que agora vai ser complicado, pois na rua há mais distrações.

Por isso, o ideal é treinar com o cão em um momento onde ele esteja com apetite e levando um petisco irresistível, você pode ir no horário da refeição e usar a própria ração.

Se na rua, seu pet começar a puxar para chegar a algum lugar, use a frustração – pare imediatamente de andar. Dica importante: cole a mão que segura à guia junto ao corpo, assim, quando parar de andar, seu pet não vai ganhar nem um centímetro a mais do seu braço sendo esticado! Será ainda mais frustrante para ele realizar o puxão.